terça-feira, 25 de agosto de 2015

Você conhece o Uber? Veja como ele pode mudar radicalmente a logística em todo o planeta!
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

De uma forma bastante resumida, o UBER é um aplicativo desenvolvido para conectar motoristas autônomos e usuários em busca de serviços de transporte. Adorado pelos usuários, mas odiado por taxistas e órgãos reguladores, o UBER é alvo de intensos debates em todo o mundo.

Desenvolvido há 5 anos, o UBER tornou-se a mais valiosa empresa americana de sua geração. O UBER espera captar mais de US$ 1,5 bilhão com investidores, e se isso se concretizar, deverá valer incríveis US$ 50 bilhões! O ritmo de valorização supera o registrado pelo Facebook e pelo Twitter em seus primeiros anos de existência. Estima-se que a empresa fature algo entre US$ 2 bilhões a US$ 4 bilhões por ano, a partir das comissões pagas pelos motoristas.

Atualmente o UBER opera em 311 cidades de 58 países, realizando mais de 1 milhão de corridas todos os dias. Além de serem mais baratas que as viagens de táxis convencionais, os usuários consideram seus veículos mais limpos e seus motoristas mais confiáveis. Se você já usou, sabe do que estou falando.

O UBER espera se tornar tão popular e presente, a ponto de as pessoas desistirem de ter seus próprios carros, livrando-se de todos os custos e incômodos relacionados.

Extremamente agressivos e atentos às oportunidades do mercado, os executivos do UBER fazem planos para invadir o mercado de logística, começando, a princípio, pelos serviços de entregas locais. Um dos investidores do UBER e também fundador do PayPal, Max Levchin, afirma que o UBER se transformará em breve, em um misto de Fedex e Hertz, fazendo referência a duas gigantes do setor de logística e de locação de automóveis.

Pode parecer impossível que o UBER atue no transporte de cargas de longa distância, mas a empresa acredita existir ainda um espaço gigantesco para crescer dentro das regiões metropolitanas.

Para uma empresa, que pretende operar com uma frota totalmente terceirizada, nada parece ser impossível. O UBER já vem investindo no desenvolvimento de aplicativos de mapas, que envolvem complexos algoritmos para a roteirização de cargas.

Imagine que você mora a 100 km de uma grande cidade, e que faz esse trajeto todos os dias. Você poderá, futuramente, cadastrar-se como um potencial transportador para o UBER, oferecendo serviços de coleta em sua cidade e a entrega em um ponto de consolidação próximo de seu trabalho, dentro de seu horário disponível. Você fará isso sem adicionar qualquer custo ao seu meio de locomoção, pelo contrário, e ainda gerará uma pequena receita diária. Bastará apenas que informe, ao final da tarefa, a conclusão da atividade de transporte, utilizando seu próprio smartphone.

Agora multiplique essas pequenas possibilidades por milhões de combinações. O UBER quer explorar essa infinidade de hipóteses.

Executivos de grandes transportadoras e operadores logísticos já se manifestaram em relação ao UBER. Alguns com indiferença e escárnio, outros com preocupação.

Mas Travis Kalanick, presidente do UBER já deixou seu recado para as grandes multinacionais como Fedex, UPS e DHL. Ele vem aí! Já está presente com seu novo sistema de entregas em cidades como Toronto, Chicago, Los Angeles, Nova York e Barcelona.

Não vai demorar para eles aparecem por aqui. É ver para crer!



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