Você conhece o Uber? Veja
como ele pode mudar radicalmente a logística em todo o planeta!
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da
Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
De uma forma bastante
resumida, o UBER é um aplicativo desenvolvido para conectar motoristas
autônomos e usuários em busca de serviços de transporte. Adorado pelos
usuários, mas odiado por taxistas e órgãos reguladores, o UBER é alvo de
intensos debates em todo o mundo.
Desenvolvido há 5 anos, o
UBER tornou-se a mais valiosa empresa americana de sua geração. O UBER espera
captar mais de US$ 1,5 bilhão com investidores, e se isso se concretizar,
deverá valer incríveis US$ 50 bilhões! O ritmo de valorização supera o
registrado pelo Facebook e pelo Twitter em seus primeiros anos de existência.
Estima-se que a empresa fature algo entre US$ 2 bilhões a US$ 4 bilhões por
ano, a partir das comissões pagas pelos motoristas.
Atualmente o UBER opera em
311 cidades de 58 países, realizando mais de 1 milhão de corridas todos os
dias. Além de serem mais baratas que as viagens de táxis convencionais, os
usuários consideram seus veículos mais limpos e seus motoristas mais
confiáveis. Se você já usou, sabe do que estou falando.
O UBER espera se tornar
tão popular e presente, a ponto de as pessoas desistirem de ter seus próprios
carros, livrando-se de todos os custos e incômodos relacionados.
Extremamente agressivos e
atentos às oportunidades do mercado, os executivos do UBER fazem planos para
invadir o mercado de logística, começando, a princípio, pelos serviços de
entregas locais. Um dos investidores do UBER e também fundador do PayPal, Max
Levchin, afirma que o UBER se transformará em breve, em um misto de Fedex e
Hertz, fazendo referência a duas gigantes do setor de logística e de locação de
automóveis.
Pode parecer impossível
que o UBER atue no transporte de cargas de longa distância, mas a empresa
acredita existir ainda um espaço gigantesco para crescer dentro das regiões
metropolitanas.
Para uma empresa, que
pretende operar com uma frota totalmente terceirizada, nada parece ser
impossível. O UBER já vem investindo no desenvolvimento de aplicativos de
mapas, que envolvem complexos algoritmos para a roteirização de cargas.
Imagine que você mora a
100 km de uma grande cidade, e que faz esse trajeto todos os dias. Você poderá,
futuramente, cadastrar-se como um potencial transportador para o UBER,
oferecendo serviços de coleta em sua cidade e a entrega em um ponto de
consolidação próximo de seu trabalho, dentro de seu horário disponível. Você
fará isso sem adicionar qualquer custo ao seu meio de locomoção, pelo
contrário, e ainda gerará uma pequena receita diária. Bastará apenas que
informe, ao final da tarefa, a conclusão da atividade de transporte, utilizando
seu próprio smartphone.
Agora multiplique essas
pequenas possibilidades por milhões de combinações. O UBER quer explorar essa
infinidade de hipóteses.
Executivos de grandes
transportadoras e operadores logísticos já se manifestaram em relação ao UBER.
Alguns com indiferença e escárnio, outros com preocupação.
Mas Travis Kalanick,
presidente do UBER já deixou seu recado para as grandes multinacionais como
Fedex, UPS e DHL. Ele vem aí! Já está presente com seu novo sistema de entregas
em cidades como Toronto, Chicago, Los Angeles, Nova York e Barcelona.
Não vai demorar para eles
aparecem por aqui. É ver para crer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!