Inteligência Logística...
a sua empresa tem?
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da
Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
A
inteligência logística permite às empresas desenvolver e implementar soluções
diferenciadas, posicionando-as em um patamar diferenciado de seus concorrentes.
Ou seja, inteligência logística cria diferenciais de competitividade para seus
Clientes internos (em especial Vendas e Marketing)
e Clientes externos.
Não
importa se você é Embarcador ou é um Prestador de Serviços em Logística ou
Transportes (PSLT), você precisará contar com competências especiais que lhe
assegurem crescimento e rentabilidade no curto, médio e longo prazo.
Também
não importa se você é uma grande, média ou pequena empresa. O que importa é que
você tem concorrentes. E se você disputa algo com alguém, precisará contar com
algum diferencial que lhe coloque em posição vantajosa. É disso que estou
falando quando insisto no termo “inteligência logística”. Falo em enfrentar a
concorrência em uma situação diferente, em posição superior, e não de “igual
para igual”.
Com
inteligência logística você se antecipa às necessidades e expectativas de seus
Clientes. Você enxerga mais longe e reage mais rápido às mudanças. Você acerta
mais e erra menos. Você agrega mais valor aos seus Clientes. Você faz mais com
menos, portanto, é mais produtivo. Você gasta menos e se torna mais
economicamente viável.
Por
que uma empresa atuante no e-commerce entrega na Grande São Paulo em até 48
horas e outra, no mesmo segmento, demanda até 7 dias úteis?
Por
que uma Transportadora de carga fracionada atende o Oeste do Paraná em 3 dias
úteis, com uma pontualidade de 97%, e uma outra, na mesma rota, precisa de 5
dias úteis, com nível de serviço variando ao redor de 90%?
Por
que um Embarcador, atuante na industrialização e no comércio de alimentos
gasta, anualmente, o equivalente a 4,8% da sua ROL (receita operacional
líquida) com fretes outbound,
e outro, no mesmo mercado, em situação semelhante, gasta 4,2%?
Os
três casos acima exemplificam situações na qual uma empresa leva vantagem sobre
a outra, muito provavelmente em função de adotar soluções logísticas
diferenciadas. Isso é inteligência logística na prática! Como você trabalha
isso? Sua empresa realmente tem algum diferencial técnico em logística?
A
inteligência logística se manifesta de diversas formas. Vejamos alguns exemplos
a seguir.
Algumas
empresas optam por reforçar sua capacidade de gestão operacional, direcionando
seus esforços para a atividade de maior representatividade em custos, normalmente,
o transporte. Por exemplo, criaram uma estrutura semelhante a uma Torre de
Controle, voltada à tomada de decisão em tempo real, envolvendo recursos
próprios e parceiros (Transportadoras).
Outras
preferem investir seus recursos em profissionais de Engenharia Logística,
capacitados no desenvolvimento e implantação de projetos focados na melhoria
contínua. Normalmente contam com pessoal especializado em técnicas LEAN e SIX
SIGMA. Atuam em projetos internos, mas podem, também, expandir a atuação para
projetos envolvendo Fornecedores e Clientes. Normalmente são projetos vultosos,
de escopo amplo, top-down.
Algumas
empresas optam por melhorar seus controles, apelando intensivamente para o uso
de indicadores de desempenho, metas e metodologias para a gestão dos
resultados. Trabalham, pesadamente, em planos de ação (PDCA, 5W2H, DMAIC,
etc.), atuando de forma eficaz nos níveis operacionais. Estimulam a iniciativa
e o trabalho em equipe. Desenvolvem trabalhos de escopo reduzido, a passos não
tão largos, porém, de forma disciplinada e contínua, obtendo, ao final,
resultados consistentes. Funcionam bottom-up.
Outras
desenvolvem competências em controladoria logística, dando um caráter mais
financeiro à operação, esmiuçando custos, trabalhando fortemente com
orçamentos, definindo metas desafiadoras traduzidas em valores monetários,
pressionando parceiros, desenvolvendo sistemas de recompensas atrelados a
prêmios, etc.
E por
fim, muitas investem em tecnologia de ponta. Querem ampliar a gestão através da
informatização, explorando ao máximo as soluções WMS (Warehouse Management
System), TMS (Transportation Management System), RFID, Rastreadores
Satelitais, Roteirizadores de Cargas, e aplicativos como o TruckPad.
Não
importa o seu foco. Importante é buscar, dentro de seu DNA, a melhor forma de
exercitar a inteligência logística. É preciso estar sempre à frente de seus
concorrentes.
Lembre-se:
na logística é importante correr muito para pelo menos permanecer no mesmo
lugar!
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