terça-feira, 25 de agosto de 2015

Inteligência Logística... a sua empresa tem?
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

A inteligência logística permite às empresas desenvolver e implementar soluções diferenciadas, posicionando-as em um patamar diferenciado de seus concorrentes. Ou seja, inteligência logística cria diferenciais de competitividade para seus Clientes internos (em especial Vendas e Marketing) e Clientes externos.

Não importa se você é Embarcador ou é um Prestador de Serviços em Logística ou Transportes (PSLT), você precisará contar com competências especiais que lhe assegurem crescimento e rentabilidade no curto, médio e longo prazo.

Também não importa se você é uma grande, média ou pequena empresa. O que importa é que você tem concorrentes. E se você disputa algo com alguém, precisará contar com algum diferencial que lhe coloque em posição vantajosa. É disso que estou falando quando insisto no termo “inteligência logística”. Falo em enfrentar a concorrência em uma situação diferente, em posição superior, e não de “igual para igual”.

Com inteligência logística você se antecipa às necessidades e expectativas de seus Clientes. Você enxerga mais longe e reage mais rápido às mudanças. Você acerta mais e erra menos. Você agrega mais valor aos seus Clientes. Você faz mais com menos, portanto, é mais produtivo. Você gasta menos e se torna mais economicamente viável.

Por que uma empresa atuante no e-commerce entrega na Grande São Paulo em até 48 horas e outra, no mesmo segmento, demanda até 7 dias úteis?

Por que uma Transportadora de carga fracionada atende o Oeste do Paraná em 3 dias úteis, com uma pontualidade de 97%, e uma outra, na mesma rota, precisa de 5 dias úteis, com nível de serviço variando ao redor de 90%?

Por que um Embarcador, atuante na industrialização e no comércio de alimentos gasta, anualmente, o equivalente a 4,8% da sua ROL (receita operacional líquida) com fretes outbound, e outro, no mesmo mercado, em situação semelhante, gasta 4,2%?

Os três casos acima exemplificam situações na qual uma empresa leva vantagem sobre a outra, muito provavelmente em função de adotar soluções logísticas diferenciadas. Isso é inteligência logística na prática! Como você trabalha isso? Sua empresa realmente tem algum diferencial técnico em logística?

A inteligência logística se manifesta de diversas formas. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Algumas empresas optam por reforçar sua capacidade de gestão operacional, direcionando seus esforços para a atividade de maior representatividade em custos, normalmente, o transporte. Por exemplo, criaram uma estrutura semelhante a uma Torre de Controle, voltada à tomada de decisão em tempo real, envolvendo recursos próprios e parceiros (Transportadoras).

Outras preferem investir seus recursos em profissionais de Engenharia Logística, capacitados no desenvolvimento e implantação de projetos focados na melhoria contínua. Normalmente contam com pessoal especializado em técnicas LEAN e SIX SIGMA. Atuam em projetos internos, mas podem, também, expandir a atuação para projetos envolvendo Fornecedores e Clientes. Normalmente são projetos vultosos, de escopo amplo, top-down.

Algumas empresas optam por melhorar seus controles, apelando intensivamente para o uso de indicadores de desempenho, metas e metodologias para a gestão dos resultados. Trabalham, pesadamente, em planos de ação (PDCA, 5W2H, DMAIC, etc.), atuando de forma eficaz nos níveis operacionais. Estimulam a iniciativa e o trabalho em equipe. Desenvolvem trabalhos de escopo reduzido, a passos não tão largos, porém, de forma disciplinada e contínua, obtendo, ao final, resultados consistentes. Funcionam bottom-up.

Outras desenvolvem competências em controladoria logística, dando um caráter mais financeiro à operação, esmiuçando custos, trabalhando fortemente com orçamentos, definindo metas desafiadoras traduzidas em valores monetários, pressionando parceiros, desenvolvendo sistemas de recompensas atrelados  a prêmios, etc.

E por fim, muitas investem em tecnologia de ponta. Querem ampliar a gestão através da informatização, explorando ao máximo as soluções WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System), RFID, Rastreadores Satelitais, Roteirizadores de Cargas, e aplicativos como o TruckPad.

Não importa o seu foco. Importante é buscar, dentro de seu DNA, a melhor forma de exercitar a inteligência logística. É preciso estar sempre à frente de seus concorrentes.


Lembre-se: na logística é importante correr muito para pelo menos permanecer no mesmo lugar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!